sábado, 26 de maio de 2007

Déjà vu!


Quem nunca sentiu, ao realizar uma tarefa, ou ver alguma coisa, que já a tinha visto antes? Uma sensação, estranha, de que já esteve naquele lugar, que já realizou alguma vez essa tarefa, mesmo sem nunca ter realizado... Isso é chamado de fenômeno do Déjà vu (em frânces "já visto") . Muitas pessoas dizem que são lembranças da vida passada, mas há uma explicação bem simples para isso, e científica: quando a luz chega na nossa retina, a informação (a cena presenciada, um objeto) vai até a área visual (no cérebro), e volta para ser confirmada. Então, a retina envia novamente a informação e assim, temos a imagem. Resumindo, nós recebemos a imagem duas vezes. Só que o intervalo entre as duas imagens é inexistente, ocorre de forma extremamente rápida. Mas, algumas vezes, o envio dessa informação fica mais lento (digo mais lento, mas continua sendo muito rápido, porque tudo no nosso sistema nervoso central ocorre de forma muito rápida), e temos a impressão de que vimos a imagem duas vezes. Logo, essa percepção das duas imagens, traz aquela sensação estranha, como se fosse uma lembrança... O Déjà vu!


Simples não é??

terça-feira, 15 de maio de 2007

Nosso Córtex Seletivo...


Depois de um tempinho sem postar, aqui estou eu! Hoje pra falar de uma coisa bem interessante, um dos meus assuntos favoritos, o Sistema Nervoso Central! Imagine uma mãe, cujo filho, ainda bebê está doente. Essa mãe passou a noite em claro, até que finalmente o bebezinho adormeceu. Então, ela pode deitar e dormir. Mas, imagine que ela mora num local cuja rua é extremamente movimentada, e passam muitos carros e caminhões, fazendo muito barulho. A mãe, não acorda com essa barulhada toda. Mas basta o bebê se mexer no berço para que ela acorde assustada, e corra até ele para verificar se está tudo bem. Isso acontece porque nosso Córtex Cerebral é muito seletivo, ou seja, ele faz com que nossa atenção se volte para aquilo que realmente é importante. O exemplo citado acima, mostra exatamente essa função do córtex, a mãe estava cansada, e pode até ter escutado todo o barulho, mas não acordou, porque aquilo não era importante no momento, ela precisava muito descansar, mas bastou um gemido da criança para que ela acordasse, porque o córtex cerebral entendeu que o som do bebê era mais importante, ele poderia estar em risco! Outro exemplo: a esposa falando, reclamando, brigando com o marido, e ele vendo futebol, ignorando tudo o que a mulher está dizendo. O córtex desse marido selecionou aquilo que era importante - o futebol - e desligou a concentração do que estava ao seu redor - a mulher falando.O que seria de nós se não houvesse essa seleção??? Talvez não teriamos a capacidade de concentração...Essa seletividade do córtex é muito importante, para que a nossa atenção esteja voltada para aquilo que realmente importa no momento. Quando ligamos um ventilador, no início ainda percebemos o barulho, depois de alguns momentos sequer escutamos, a não ser que o ventilador faça um ruído diferente, porque o nosso córtex se encarrega de "tirar" a nossa atenção do ventilador, ele não é importante. Os apicultores, dão um exemplo prático interessante da seletividade cortical. Eles quase não sentem a dor da picada de abelha, porque já estão acostumados com isso, o córtex cerebral não "liga" para aquele estímulo (a picada), porque ele sempre está acontecendo. Agora se qualquer indivíduo que não mexa com abelhas for picado, sentirá a dor intensamente. Esse é um dos papéis do nosso córtex cerebral, e há pessoas que apresentam patologias relacionadas com a distração, falta de concentração, devido a distúrbios dessa função do córtex. Mas é importante lembrar, para todos que querem melhorar sua capacidade de concentração, o ideal é estimular bastante o cérebro, lendo muito, estudando, aprendendo coisas novas... Isso é essencial para ter mais concentração e mais facilidade para aprender!

quarta-feira, 2 de maio de 2007

Posições para Dormir Tranqüilo e Acordar sem Dor

Hoje, vou falar sobre as posições e adaptações para dormir. Sabe-se que a melhor posição para dormir, é em decúbito lateral ( de lado), mas para quem não está acostumado, e não consegue eliminar o seu hábito errado, ai vão algumas dicas para se adaptar e prejudicar menos sua coluna.

Para quem costuma dormir "de barriga pra cima" (Deitado em Supino):
-Coloque um travesseiro debaixo do pescoço, alinhado na cabeça, de maneira bem confortável. O travesseiro só não deve ser muito alto;
-Coloque um travesseiro, ou rolinho (pode usar uma toalha de banho) sob os joelhos, para relaxar os músculos posteriores da coxa;
-Posicione as mãos juntas, sobre o abdômen.

Caso você tenha algum problema, como hipercifose, ombros protusos (arredondados ou hipercifóticos), contratura em flexão de bacia ou retificação da coluna lombar, faça o seguinte:
Hipercifose: coloque um travesseiro na cabeça, e deixe-o um pouco mais alto, com um cobertor.
Ombros protusos: coloque um apoio embaixo de cada ombro, para relaxá-los (pode ser uma tolha de rosto dobrada);
Contratura em flexão de bacia: coloque um travesseiro embaixo da coxa, ao invés de colocar sob o joelho;
Retificação da coluna lombar: coloque um pequeno apoio sob a coluna lombar (uma espuma fina e maleável, ou uma toalha de rosto dobrada).

Para quem costuma dormir "de barriga pra baixo" (Deitado em Semi-prono):
- Coloque um travesseiro abaixo do ombro e do braço, na direção em que está olhando (sempre olhamos para um lado, quando dormimos nessa posição, pois ninguém dorme com a face voltada para o colchão);
- No mesmo lado em que estiver o travesseiro do ombro, coloque um travesseiro abaixo do quadril e da coxa;
- Se quiser, pode colocar um apoio sob a cabeça, mas bem pequeno (uma espuma fina, ou uma toalha de rosto dobrada), geralmente as mulheres preferem esse apoio.

Para quem costuma dormir de lado:
Essa é a posição mais estável, e que utiliza maior número de travesseiros.
- O travesseiro sob a cabeça deve ficar um pouco inclinado, seguindo a linha do rosto, na diagonal. Deve ficar na altura dos ombros e se necessário, pode colocar dois travesseiros ou um cobertor embaixo para ajustar melhor. O queixo deve ficar na direção do osso esterno (bem no meio do tórax) ;
- Um travesseiro deve ser colocado na frente do tórax, para apoiar o braço,e deve ser dobrado na direção do osso esterno (pra ficar mais alto e ajustar melhor o braço);
- Coloque um travesseiro entre os tornozelos e joelhos.

Opte por travesseiros de espuma picada, pois eles são melhores para ajustar caso fique muito alto, ou muito baixo. E são fáceis pra dobrar caso haja necessidade.

Fica meio difícil postar sobre esse assunto, porque muitas vezes não fica tão claro explicar assim, na teoria. Mas qualquer dúvida é só mandar um e-mail, que eu estarei esclarecendo qualquer detalhe que não foi bem colocado. Obrigada!

erika.fisiofacil@gmail.com