quarta-feira, 6 de junho de 2007

Ansiolíticos X Antidepressivos


Muitas pessoas confundem esses dois medicamentos: o ansiolítico e o antidepressivo. Por isso, hoje, vamos esclarecê-los melhor...


O ansiolítico (conhecido como calmante), é um fármaco para tratar a ansiedade. Seu efeito é depressor no organismo. Quando a pessoa sofre de ansiedade patológica, é indicado o uso desse fármaco para tratar a irritabilidade, a insônia e ainda produz um efeito relaxante muscular. Mas o diagnóstico da ansiedade acaba sendo meio "parecido" com o da depressão. Então, muitos pacientes fazem uso de ansiolíticos, e ficam muito depressivos. E quando param com o tratamento, continuam deprimidos. Ai, se faz necessário o uso do antidepressivo, que tem um efeito contrário ao ansiolítico. O ansiolítico age potencializando a ação da enzima GABA, que ajuda a acalmar, deprimir o sistema nervoso central. E isso causa os seguintes efeitos colaterais:

- Dimininuição do aprendizado;

- Diminuição do controle motor fino (dos movimentos aprendidos);

- Sonolência;

- Irritabilidade (quando acaba o efeito);

- Tolerância;

- Dependência física (síndrome de abstinência) e dependência psíquica.

O paciente que faz uso desses medicamentos apresenta dificuldade para aprender.

A depressão é caracterizada pela diminuição dos neurotransmissores noadrenalina ou serotonina. A depressão pode ser endógena (a mais séria, severa, patológica) ou exógena (causada por fatores externos). Todos em algum momento da vida têm depressão, mas muitas vezes é só uma fase, acaba passando, mas alguns casos não passam, e a pessoa precisa de um tratamento. A depressão exógena é mais fácil de tratar. Agora a endógena, é mais difícil, pois não há um fator externo, e a pessoa tem uma queda desses neurotransmissores (principalmente a noradrenalina) sem um motivo concreto. E geralmente, precisa da medicação por muito tempo, muitas vezes, pra vida toda. Mas, como é a ação do antidepressivo??? Ele pode agir de três formas: inibindo a enzima MAO (enzima que degrada a noradrenalina), bloqueando a recaptação de noradrenalina ou bloquando a recaptação de serotonina. Geralmente, os medicamentos que inibem a enzima MAO e bloqueam a recaptação da noradrenalina são utilizados para tratar a depressão endógena, e os principais efeitos colaterais são:

- Aumento da pressão arterial;

- Irritabilidade;

- Agressividade.

Esses medicamentos também podem ser usados para tratar a dor crônica.

Quando a depressão está relacionada com a diminuição da serotonina, (geralmente a depressão exógena) utiliza-se os medicamentos que bloqueiam a captação da serotonina, a fluoxetina, um ótimo modulador de humor. Os efeitos colaterais são os seguintes:

- diminuição de peso (o paciente que sofre de depressão exógena geralmente sofre compulsão alimentar, come, por exemplo, quando se sente triste. Como a fluoxetina é moduladora de humor, o paciente se sente mais feliz, e diminui a ingestão de alimentos, por isso, tem uma discreta redução de peso);

- Sonolência;

- Diminuição da libido;

- Mania (compulsão por um controle).


Existe uma grande diferença entre o ansiolítico e o antidepressivo. É importante saber, para que não haja mais essa confusão, que chega a ser absurda, já que eles produzem efeitos totalmente contrários no organismo. Agora, já não da pra dizer que o diazepam é antidepressivo e que a fluoxetina é ansiolítico não concordam?