quarta-feira, 25 de abril de 2007

O conhecimento não ocupa espaço...


Já ouviram aquela música do Raul Seixas, que diz que nós usamos só 10% do nosso cérebro? Na verdade essa expressão não é bem correta. Sabe-se que podemos usar muito mais do nosso cérebro, principalmente no que diz respeito ao aprendizado, a memória. Ainda há funções cerebrais desconhecidas, muita coisa ainda não foi explorada, por isso não dá pra quantificar. Podemos dizer que usamos todo o nosso cérebro, mas não conhecemos todas as funções, e todo o potencial que temos. O que pode ser feito, para "aproveitarmos" mais do nosso cérebro é estimulá-lo. Estudando, lendo, aprendendo coisas novas. Jogos de memorização são muito bons para estimular nosso cérebro. Para ser mais inteligente, ter boa memória, o segredo é praticar. Mas vale lembrar que o sono é um fixador de memória. Ele faz parte do processo de memorização. Se estimulamos demais nosso cérebro, ele entende como um estímulo lesivo, e começa a dar muito sono... Então, hora de parar!!! Descansar!!! Por essa razão, passar uma noite estudando, antes de uma prova, nem sempre funciona! O sono é necessário.
Para pessoas que sentem mais dificuldade para aprender, recomendo que estudem bastante, essa é a chave, para um raciocínio mais rápido, e uma memória excelente. Só que isso tudo não pode ser feito de uma vez, por exemplo, alguém estuda muito em um dia, e no outro dia quer estar com uma memória excelente. Não é assim. Para conseguir melhor capacidade de memorização, é preciso adquirir conhecimentos de forma lenta. E não hesite em estudar muitas coisas. Pois o conhecimento não ocupa espaço!

Links:
http://www.projetoockham.org/boatos_cerebro_1.html (ótima abordagem sobre o mito dos 10%!)

2 comentários:

Anônimo disse...

Nussa..realmente gosteid e sse post..li compelto...
Wu que leio bastant esou uma pessoa inteligente...realmente gostei desse psot Erika..parabéns..
braxos

Juh-chan disse...

Olá Erika.
Adorei a matéria, já tinha ouvido falar que era só 5% do cerebro que nós utilizamos.Muita gente acha que "não é inteligente" mas isso é falta de interesse muitas vezes.

Boa sorte com o blog ;]